receitas de cozinha

Posted by Unknown

Flame Text


Cá em casa tudo o que for bacalhau, adoramos (a filha é que não, mas disfarçado até come) assim  como gratinados. Este prato costumo comer no refeitório do meu trabalho,  fica divinal, o cozinheiro já me deu a receita, mas ainda não consegui que ficasse como o dele (segredo!).

INGREDIENTES:
1 molho de espinafres
400 gr de bacalhau
molho bechamel
3 dentes de alho
queijo ralado

PREPARAÇÃO:
Cozer o bacalhau em água ou leite (pode aproveitar depois o leite para o molho bechamel), cozer os espinafres à parte. Preparar o molho bechamel, ver aqui. limpar o bacalhau de peles e espinhas (desfiz um pouco na 1,2,3), juntar ao bechamel e envolver bem. Escorrer os espinafres,  salteá-los num pouco de azeite com 3 dentes de alho fritos previamente. Forrar o tabuleiro com os espinafres, por cima colocar o bacalhau e queijo ralado. Vai ao forno a gratinar







                       






Cá em casa adoramos os pastéis de massa tenra, e, para festejar a passagem de ano, a filhota pediu-me para fazer. Na véspera estufei um bocado de carne de vaca com um bocado de chouriço, passei pela 1,2,3, juntei um ovo batido, levei ao lume de novo para ligar e reservei no frigorífico. Na manhã seguinte fiz a massa na MFP. Para a quantidade de carne que tinha, fiz as seguintes quantidades de massa:
300 gr de farinha
100 gr de margarina
água q.b.
sal q.b.

Na cuba da máquina colocar em 1º lugar a água, o sal, a margarina e por fim a farinha. Programa "MASSA". Quando o programa terminar, retirar a  para a pedra da cozinha enfarinhada, e, com o rolo  esticar pequenos bocados de massa, cortar com a ajuda da carretilha (corta massa), rechear e unir bem com os dedos. Fritar em óleo quente. Esta quantidade de massa deu cerca de 3 dúzias. de pastéis.
A receita da massa é da Téle culinária nº 26.



A receita é a seguinte:

2,5 dl de água e leite, misturados meio por meio
50 gr de margarina
1 casquinha de limão
sal q.b.
150 gr de farinha
3 ovos
óleo para fritar

Num tacho, deitar a água misturada com o leite, a margarina, o sal e a casca de limão. Quando começar a ferver deitar a farinha de uma só vez mexendo bem com a colher de pau até descolar do fundo do tacho. Retirar do lume e deixar arrefecer. Retirar a casca do limão e juntar um ovo de cada vez, amassando com a mão até o ovo estar todo envolvido, repetir esta operação até ao 3º ovo. A massa deve ficar fofa. Aquecer o óleo e com uma colher de sopa vá deitando porções de massa para fritar. O lume deve estar no mínimo para que fritem lentamente. No meu fogão que tem 12 posições costumo fazer no 3. Os sonhos vão crescendo e vão virando sózinhos, caso não aconteça, vire-os com um garfo. Escorra-os em papel absorvente. Polvilhar com uma mistura de açucar e canela. BONS SONHOS!




16
Nov
10


 Estes pãezinhos de leite são ideais para lanches e festas de crianças. Esta receita deu para 8 pães de tamanho médio. Fiz na máquina de fazer pão.

INGREDIENTES:
300 gr de farinha
50 gr de margarina
1/2 colher de café de sal
60 gr de açucar
1 ovo
1 colher de chá de fermento fermipan
0,5 dl de leite
 1 gema para pincelar

PREPARAÇÃO:
Colocar na cuba da máquina o leite, a margarina quase derretida, o ovo, o sal, o açucar, a farinha e por fim o fermento. Programar "massa" e deixar a máquina trabalhar sozinha até apitar.
Retirar para a bancada enfarinhada, dar mais umas quantas amassadelas. Moldar os pãezinhos e colocá-los no tabuleiro untado e enfarinhado. Deixar levedar no minímo 1 hora (eu deixei toda a noite). Pincelar com a gema de ovo e uma pinga de leite e cozer em forno pré aquecido cerca de 20 minutos.




TABULEIRO DELÍCIA



INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de chá de manteiga
  • 1 colher de sopa de maisena
  • 1/2 lata do leite condensado de leite
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 100g de chocolate
  • 3dl de natas
  • Chocolate granulado

PREPARAÇÃO

  1. Colocar num tacho o leite condensado, a manteiga, a maisena dissolvida no leite e o chocolate em pó
  2. Levar ao lume mexendo bem até começar a soltar do fundo
  3. Dividir em duas partes
  4. Numa delas juntar o chocolate em pedacinhos e mexer até dissolver
  5. Deixar arrefecer
  6. Bater as natas em chantilly e juntar com a outra parte reservada
  7. Colocar uma parte da mistura com chantilly num tabuleiro e por cima a mistura com o chocolate
  8. Terminar com o resto da mistura de chantilly
  9. Enfeitar com chocolate granulado
  10.  
    Você é um ursinho!
Eu sou um ursinho!
  1.  

0 comentários: