Mitologia Celta

Posted by Unknown

Mitologia Celta - Parte 1


Origens

Segundo historiadores, a terra de origem dos Celtas era em uma região da Áustria, perto do sul da Alemanha. Os Celtas expandiram-se pela maior parte da Europa Continental e Britania, abrangendo áreas que vão da Espanha à Turquia. Os Celtas, com grupo e raça, há muito que desapareceram, exceto na Irlanda e nas Terras Altas da Escócia.
Depois do domínio romano, instigado pelo catolicismo, as culturas druídicas e celtas foram alvos de severa e injusta repressão.
Os cargos e encargos eram iguais tanto para homens quanto para mulheres celtas. Os Celtas transmitiam sua cultura oralmente e muito pouco foi deixado escrito para as gerações futuras.
Nomeada em diversos locais, a Civilização Celta, pulverizada em vários povos é basca, gaulesa, polonesa, russa, irlandesa, portuguesa.

Cultura

Para a cultura Celta o ano era dividido em quatro períodos de três meses em cujo início de cada um havia uma grande cerimônia:
  • Imbolc - celebrado em 1 º de fevereiro, é associado a deusa Brigit, protetora da mulher e do nascimento, do lar, da forja e do fogo;
  • Beltane - celebrada em 1º de maio, significa "brilho do fogo". Esta cerimônia, muito bonita, é marcada por milhares de fogueiras, celebrada em honra ao Deus Belenos, também celebra-se vários casamentos;
  • Lughnasadh - celebrado em 1º de agosto, dedicado ao Deus Lugh;
  • Samhain - celebrada em 1º de novembro, associada atualmente com o Hallows Day ou Hallowen.
Obs.: Datas segundo o hemisfério Norte
Pela lei dos Celtas, o homem era livre para fazer tudo aquilo que quisesse, mas cada um era responsável pelo próprio destino, de acordo com os atos que livremente praticasse. Mesmo sendo livre, o homem também respondia socialmente pelos seus atos. A Igreja Católica acusava os Celtas e Druidas de bárbaros por sacrificarem os criminosos de forma sangrenta, "esquecendo" que Ela também agia dessa forma, queimando pessoas vivas sem que elas tivessem cometido crimes, apenas por questão de fé ou por praticarem rituais diferentes.
Crenças

Cada pessoa podia passar seus conhecimentos adiante, para aquelas que entendessem a lei de causa e efeito. Suas divindades eram cultuadas em campos e florestas, principalmente onde houvesse antigos carvalhos, entre outras árvores antigas.
Informações retiradas dos seguintes sites:
Mistérios Antigos / Wikipédia.

 


0 comentários: