Receitas d'avozinha II

Posted by Unknown

Receitas d'avozinha II








Dicas Fantásticas‎ > ‎
Comida Salgada
A comida salgou?

Pingue algumas gotas de limão e deixe fervendo mais um pouco.

Também caso um ensopado que estiver cozinhando tenha ficado salgado, esparrame sobre a tampa da panela       ( por fora ), fazendo um círculo, um punhadinho de sal, deixe-a assim tampada, continuando a ferver. O sal seco sobre a tampa absorverá a umidade e, junto, o excesso de sal.

Se foi a sopa que salgou, junte a ela duas ou três batatas cruas e descascadas e partidas no meio ( serve também para o feijão ).

Deixe ferver bastante, pois além delas absorverem o excesso de sal poderão ser aproveitadas na própria sopa ou feijão, ou até mesmo em outro prato.

Outro truque que funciona para cortar o excesso de sal da comida, é muito simples, junte 1 colherinha de açúcar e outra de vinagre.




Receitas d'avozinha




Como fazer um bolo perfeito ?
30 agosto como assar um bolo perfeito, como fazer um bolo, dica, forno, leite morno, serve para
Acho que todos os iniciantes no quesito assar um bolo, se preocupam em como fazê-lo do melhor jeito. E muitas vezes por alguns erros de execução não conseguem assar um bolo e desistem de tentar outra vez, achando que não sabem ou são ruins em cozinhar. Mas eu acho que assar um bolo não tem muitos mistérios e com o tempo você pega o jeito e começa a gostar da coisa. Então para os iniciantes que precisam de uma ajudinha e um incentivo, eu reuni as melhores dicas para assar um bolo perfeito.

Primeiro você tem sempre que lembrar que cozinhar é uma arte e uma ciência e que o sucesso com qualquer receita depende de seguir cuidadosamente as instruções e usar os equipamentos corretos.

Intruções:

1. Leia toda a receita e tenha certeza de ter todos os ingredientes para assar o seu bolo perfeito. Se você esquecer de um ingrediente ou colocar um errado, o resultado pode ser desastroso. Retire os ingredientes que ficam na geladeira para fora e deixem que cheguem na temperatura ambiente. (Ovos – não mais que 30 min antes da hora da preparação)

2. Tenha certeza que você tem as formas corretas. Tamanhos impróprios causam bolos cozidos em excesso, pouco cozidos ou feios. Unte o interior usando manteiga e farinha e retire o excesso. Reserve.

3. Pré-aqueça o forno com a temperatura especificada na receita, por pelo menos 20 minutos antes de assar o bolo. A posição da prateleira é mais um ponto importante. Antes de ligar o forno, ajuste a prateleira à posição designada pela receita. Para bolos a melhor posição é no centro do forno. A temperatura do forno para bolo simples deve ser de 180°C, ou seja, forno médio.

4. Meça exatamento todos os ingredientes usando copos medidores para secos e líquidos. Peneire todos os ingredientes secos. Bater bem a manteiga e o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado. Acrescentar as gemas e continuar batendo.
Acrescentar as farinhas e o líquido, por etapas alternadas, para obter uma mistura homogênea. Acrescentar delicadamente as claras batidas em neve, para que o ar não se perca. O fermento em pó deve ser acrescentado só no final da preparação para que sua ação não seja enfraquecida.

5. Encha 2/3 das formas com o bolo e em alguns casos dê uns tapinhas com a forma em cima da mesa para que as bolhas de ar subam para a superfície.

6. Fique sempre de olho no tempo, se você possuir um timer, use-o. Não abrir o forno antes de 15 a 20 minutos.Uma boa regra é sempre conferir o bolo 8 minutos antes do tempo estipulado pela receita. Faça o teste do palito: insira um palito no centro do bolo para checar a consistência, se ele sair limpo o bolo está pronto, mas se sair sujo espere mais 4 minutos e olhe novamente.

7. Retire a forma do forno e coloque sobre algum tipo de grelha e deixe esfriar de 10 a 20 minutos. Passe uma faca em volta da borda da forma para soltar o bolo. Segurando a grelha sobre a forma, gire para retirar o bolo. Deixe esfriar completamente.

Os Ingredientes:

A Gordura – faz o bolo ficar macio, atenuando a ação da farinha. Para que as gorduras fiquem bem misturadas, devem ser batidas energicamente com o açúcar. O excesso de gordura pode deixar o bolo pesado, compacto, indigesto. Sua falta faz com que o bolo fique seco, duro.

O amido de milho – deixa à massa leve, mais leve que a farinha de trigo, vai permitir que seu bolo fique mais macio e saboroso.

O Açucar – na  maioria das receitas, deve ser batido com a manteiga, pois da combinação destes dois elementos resulta a maior delicadeza da massa. O excesso de açúcar faz o bolo ficar com textura desigual, levemente grossa, impedindo seu crescimento.

Os Ovos – as gemas ajudam a estabilizar, dar liga à massa. Devem ser batidas com o açúcar e a manteiga. A s claras que dão leveza à massa devem ser batidas em neve para fornecer maior quantidade de ar. Só devem ser acrescentadas à massa no final, delicadamente, para que o ar não se perca.

O Fermento – o fermento em pó deve ser acrescentado só no final da preparação para que sua ação não seja enfraquecida, pois começa a agir quando entra em contato com os líquidos frios.

O Óleo – o óleo além do sabor, impede que o glúten se forme, pois vai envolver as proteínas da farinha, impedindo que elas se liguem entre si. Vai portanto contribuir para o bolo ficar mais macio.

O Leite – o leite vai fornecer água para além da existente nos ovos, que vai contribuir para tornar o bolo mais úmido e gostoso.

A Água - quando feito com água, o bolo fica mais leve e não tao pesado e nutritivo como quando feito com leite.Também para quem é alérgico ao leite sempre tem como opção a água ou para quem não goste de leite.

O Leite e a Água morna – a água ou o lente morno ativa o efeito do fermento que vai na massa, produzindo milhões de bolhinhas, portanto contribui para tornar os bolos mais leves.

O Bicarbonato de Sódio – como o fermento ele serve para fazer o bolo crescer, ele é também adicionado junto com o fermento para neutralizar alguns ácidos na receita (vinagre, iogurte, chocolate, etc) e para adicionar maciez. Mas para o bolo crescer melhor prefira sempre o fermento. E serve também para realçar a cor do bolo principalmente em bolos de chocolate.

Recheio e Cobertura – até os mais simples bolos se transformam em grandes super-receitas quando recebem um delicioso recheio. E se tiverem um acabamento caprichado, melhor ainda, pois podem até virar bolo de festa. Branquinho, brigadeiro, leite condensado, doce de leite são algumas sugestões que podem incrementar a sua receita. Ah, importante: o bolo deve estar completamente frio para receber recheio ou cobertura. E também deixe esfriar a cobertura e o recheio por cerca de 2 horas na geladeira antes de usa-los.

Problemas:

Um bolo afundado no meio:
-Excesso de líquido
-Insuficiência de qualquer dos ingredientes secos
-Excesso de açúcar ou fermento (a massa escurece)
-Temperatura do forno alta demais
-Porta do forno aberta antes do tempo mínimo de cozimento
-Mistura leve colocada em fôrma grande e funda

Um bolo “solado” (achatado):
-Fermento vencido ou em pouca quantidade
-Líquido em excesso ou ovos em falta
-Pouca massa para uma fôrma grande
-Quantidade insuficiente de açúcar
-Mistura muito batida após inclusão da farinha
-Excesso de farinha

Um bolo compacto, pesado:
-excesso de gordura

O meio mais crescido e a superfície achatada:
-Forma colocada em grade muito alta
-Temperatura excessiva, formando rapidamente uma crosta sobre a massa.

Pão-de-ló com superfície irregular/rachada:
-Forma pequena
-Excesso de fermento
-Forno quente demais
-Massa assada em excesso


DICAS:

Bom, é um post longo mas as principais dicas são essas, espero que elas ajudem à todos.







 Olá pessoal!!!!!
Vou passar a Dica do Dia,
receita de uma massa para passar nos fritos,
 fica crocante e bem saboroso! Também dá para 
fazer anéis de cebola com esta massa! 
Dica do Dia 1:

1/2 lata de cerveja
1 1/2 chavena de farinha de trigo
Sal, colorífico, alho, cebola, orégaos, salsa, louro, condimentos preparados de alho e de cebola

fica crocante e bem saboroso!
Dica do Dia 2 : Como Fazer Um Arroz Solto?


Quando usamos um arroz pela 1ª vez, eu aconselho sempre o seguinte:
Em vez de usar 2 medidas de água para 1 medida de arroz, use apenas 1 medida 1/2, porque eles não são todos do mesmo tipo, mesmo grão, mesma espessura!

Se por ventura depois da água secar o arroz continuar semi cru, então pegue num recipiente ponha água a ferver, adicione um pouco de sal e va adicionando aos poucos na panela do arroz (SEM MEXER) para que este coza com o vapor!

Outra dica: Quando cozinhamos arroz, sou de opinião que só devemos mexer o arroz quando o introduzimos na água a ferver ou quando adicionamos água (se "fritar" o arroz 1º) a ferver no arroz frito porque há tipos de arroz que são 5% quebrados e aquele "pózinho" engrossa a água e faz com que o arroz fique "papa"!!!

Dica do Dia 3 : Como tirar o sal da comida salgada?

Foto retirada daquí>>> http://paulodaltrozo.wordpress.com/2009/05/

Imaginemos que esteja a fazer um guizado e que tenha posto sal a mais!!!
Oh Oh!!!
O que fazer?
Descasque 1 batata rena grande (ou 2 consoante a quantidade de sal a retirar), lave, corte ao meio e ponha assim na Panela e mexa....
Basta agora controlar a quantidade de sal que queira retirar (aumentando + 1 batata grande)!!!


Espero que estas dica vos tenham ajudado!!! Aguardo vossos comentários para dizerem-me se valeu a pena!!


Receitas licores‎ > ‎
Licor de Chocolate Cremoso
Ingredientes:

300 ml de água filtrada

300 ml de Leite Condensado (1 lata)

1 lata de 300 ml com açúcar refinado

5 colheres de sopa de Chocolate em Pó
(Não serve achocolatado)

40 gotas de essência de Baunilha

1 lata de 300ml com Pinga (de boa qualidade)


Modo de Fazer:

1 - Em uma panela, coloque a água, o açúcar e o chocolate em pó e leve ao fogo até ferver.

2 - Depois deixe esfriar totalmente

3 - Coloque a mistura no liquidificador.

4 - Comece a bater e adicione lentamente o leite condensado, a baunilha e a pinga.

5 - Bata bastante até ficar cremoso.

6 - Engarrafe e guarde pelo menos por 30 dias.

Está pronto. Não precisa coar ou filtrar.












Como fazer Bolo de Chocolate
Bolo de Chocolate molhado2 copos de farinha de trigo
2 copos de açucar
1/2 tablete de manteiga ou duas colheres
de sopa cheia
3 ou 4 ovos
1 copo de chocolate em Pó
1 colher de sobr. de Pó Royal
1 1/2 copo de leite ou 2 se a massa ficar grossa
Bata tudo junto com uma colher de pau
unte uma forma com óleo e depois polvilhe a farinha de trigo.
coloque no forno, já pré-aquecido.
deixe por 20 a 30 minutos.
faça uma calda com Nescau, se quiser acrescente leite moça. Depois tire o bolo, espalhe a calda e leve ao forno por mais 5 minutos. Retire, espere esfriar e pronto. Coma a vontade.



Receitas de doces.‎ > ‎
Arroz Doce
Ingredientes:
folhas de limão
1 pitada de sal
3 xícaras (chá) de água
1 e ¼ xícara (chá) de arroz
4 xícaras (chá) de leite
açúcar a gosto
1 lata de doce de leite
1 colher (chá) de canela em pó
Modo de Preparo:
Em uma panela média, leve ao fogo 3 xícaras (chá) de água com as folhas de limão e o sal.
Quando ferver, acrescente o arroz e cozinhe até ficar macio.
Junte o leite e o doce de leite, acrescente a canela e o açúcar se for necessário.
Deixe apurar por alguns minutos e retire do fogo.




0 comentários: