A REGRESSÃO DE MEMÓRIA

Posted by Unknown

A REGRESSÃO DE MEMÓRIA

         A regressão de memória é uma técnica, bastante antiga, que foi utilizada e restrita somente a sociedades esotéricas fechadas. Hoje vem sendo pesquisada, na área psicológica, de uma maneira científica e empregada na resolução de comportamentos inadequados de causas aparentemente desconhecidas.         Quando pensamos em regressão, várias perguntas brotam em nossa mente:
        O que é regressão ?
        Regressão é a busca, em seus arquivos de memória,  de situações traumáticas que vivem em nosso inconsciente, dando origem a distúrbio físico ou comportamento emocional inadequado que a pessoa tende a repetir mesmo que, conscientemente, não o deseje.
        Porque regressão ?
        Por que nela não há somente a lembrança do fato traumático mas, principalmente, a sua vivência,  que é a maneira mais efetiva de conseguirmos modificar as gravações que dele derivam e nos acompanham, dificultando o nosso desenvolvimento.
        Para que regressão ?
        Para buscar estas situações primárias que, uma vez conscientizadas e vivenciadas, perdem sua intensidade de atuação sobre o indivíduo. Para que a pessoa possa se liberar das conseqüências desagradáveis resultantes desta situação traumática original.
       Todo comportamento inadequado, seja ele físico (doença psicossomática) ou emocional é resultante de uma defesa estruturada realizada sem o concurso da razão. O objetivo é fazer com que o indivíduo possa ser livre para escolher racionalmente o comportamento que realmente lhe convém.
        Quando fazer regressão ?
        Sempre que detectamos, em nós, comportamentos repetitivos indesejáveis, sem causa lógica,  que se impõe de uma maneira praticamente incontrolável, assim como: medo, irritabilidade, dificuldade de desempenho diante de situações específicas, etc.
.                                                 .
              Em resumo, quando a nossa reação não apresenta um fundamento lógico e real aparente, causando problemas de relacionamento e atuação desajustadas no ambiente em que vivemos, dificultando o nosso aprendizado, crescimento e desenvolvimento.               Por exemplo, sentirmos medo de um cachorro bravo é um comportamento natural de preservação. Porém, sentirmos este mesmo medo diante de um cachorrinho manso, denota uma reação deturpada frente a um estímulo. 
         Nascemos para ser livres e certas situações que não conseguimos controlar nos tolhem esta liberdade.          No caso anterior, esta pessoa não é livre para conviver em ambientes onde existam cachorros (poderá perder até mesmo uma pessoa que gosta muito, pelo fato de ter medo de ir a casa dela onde existe um pequeno e simpático cachorrinho).
        Até que idade é possível regredir?
        Em princípio, podemos regredir para qualquer idade, porque temos gravado todos os fatos de nossa vida desde o útero materno.
        A regressão abrange vivências anteriores ?
        Não há maneira científica de se provar a existência de outras vidas. Porém, existe em nosso inconsciente, gravações de histórias inteiras, de origem desconhecida, que interferem diretamente em nossa vida e dão origem a vários comportamentos e tendências que temos hoje.
       Se estas histórias provém ou não de vidas passadas, não importa muito, o que importa é que conscientizando-as e vivenciando-as, a pessoa se torna mais apta a modificar estas situações que, em síntese, são provocadas pela própria pessoa.
       A minha crença, que não posso impor a ninguém, porque não há comprovação científica, é que somos o resultado de situações e aprendizados realizados em um longo caminho percorrido durante várias vidas.
        Como é feita a regressão ?
        Pode ser feita individualmente, através de técnicas esotéricas, ou pode ser feita acompanhada por alguém que saiba induzí-la.
        Como são empregadas estas técnicas ?
        Sempre buscando um estado alterado de consciência, através de uma pulsação cerebral reduzida.
 Individualmente ela é conseguida através de técnicas progressivas, principalmente aquelas  ligadas ao yoga, em que a pessoa vai treinando lentamente até atingir o grau necessário.
         Com acompanhamento, pode ser feito através da narco-análise, hipnose ou relaxamento profundo.
          Na narco-análise o indivíduo ingere certas drogas que o levam à inconsciência, portanto, há sempre o risco de dano físico.
         Na hipnose e no relaxamento profundo o indivíduo é levado a um estado alterado de consciência, através de técnicas psíquicas; porém, na hipnose não há lembrança, nem consciência do que se vivencia.
         No relaxamento profundo a consciência é preservada durante todo o processo.
         Finalizando, gostaria de dizer  que  a experiência  mostra que a  regressão  é uma  arma  útil no combate aos bloqueios, um instrumento mágicko de auto-conhecimento e, consequentemente, de auto-desenvolvimento.

0 comentários: