Está na hora da ração - RAÇÃO HUMANA

Posted by Unknown

RAÇÃO HUMANA

Está na hora da ração
É um furor: muita gente que quer perder peso está consumindo 
uma mistura de cereais que evoca comida canina
Cristiane Sinatura
Fotos Lailson Santos/Istockphotos
AU, AU, AU
A referência animal não desanima quem sonha emagrecer sem fazer esforço
Emagrecer demanda uma única providência básica: ter disciplina para comer pouco e fazer exercícios. Mesmo assim, uma multidão acima do peso continua firme atrás do milagre de entrar em forma sem fazer nenhuma dessas coisas. Uma das mais requisitadas novidades hoje na prateleira dos métodos emagrecedores não ortodoxos é a “ração humana” – uma vertiginosa combinação de cereais que, apesar do nome pouco apetitoso, ou por isso mesmo, está sendo consumida em toda parte (em copo ou caneca, não numa tigelinha daquelas de totó). A fórmula da ração humana leva farinhas, gergelim, linhaça, soja, aveia e outros ingredientes que variam conforme a receita – cacau, açúcar mascavo, gelatina de algas e quinoa, entre outras extravagâncias. Mal não faz. Ao contrário, o coquetel de fibras regulariza as atividades intestinais e dá uma ligeira sensação de saciedade. Sozinha, no entanto, não existe ração, humana ou desumana, capaz de manter mulher alguma no sonhado manequim 38. “É preciso combinar com alimentação balanceada e atividades físicas”, bate na mesma tecla a nutricionista Roseli Rossi, de São Paulo, que também aconselha muita hidratação “para que o intestino reaja bem ao consumo maior de fibras”.
A porção diária recomendada (e frequentemente extrapolada) é de duas colheres misturadas em suco ou leite, pela manhã. A ração mais conhecida vem de Curitiba e é criação da terapeuta Lica Takagui e do nutricionista Daniel Boarim. “Dei esse nome porque a mistura tem tudo de que uma pessoa precisa, assim como a ração para animais”, explica Lica, que iniciou a produção em 2005, em casa mesmo, e agora é responsável pela marca Takinutri. Empurrada pelo prestígio dos alimentos naturais, que dão um verniz saudável aos regimes para emagrecer, a ração ganhou outras marcas e, inclusive, pacotes sem marca – mercados e lojas de produtos naturais embalam sua própria mistura sob placas que proclamam: “Temos ração humana”. A Mundo Verde, rede de produtos naturais com 150 lojas em todo o país, informa que entre o fim do ano passado e o começo deste as vendas das três marcas de ração humana que oferece cresceram mais de 800%. Existe ração em versão light, sem glúten e salgada. Os preços variam entre 25 e 40 reais o pote de 500 gramas (suficiente para mais ou menos um mês), e de 10 a 20 reais as opções a granel. A diretora de recursos humanos Sandra Cristina Mellace, 45 anos, toma um copo de leite de soja com o preparado todas as manhãs e, às vezes, mistura mais um pouco a uma sopa no jantar. Perdeu 4 quilos em oito meses e está feliz da vida. “Tem mocinha de 30 anos me perguntando como faço para ter essa pele e essa boa forma”, diz Sandra. Ah, sim, ela também controla a alimentação e caminha seis dias por semana.
A moda Ração Humana
Ultimamente a mídia e os comércios de alimento saudável e natural não falam de outra coisa que não a sobre a famosa Ração Humana, que é uma mistura de diferentes alimentos (Receita- Globo repórter).
Com o ritmo de vida acelerado as pessoas buscam cada dia mais soluções praticas e rápidas para ter qualidade de vida e boa forma física, e aproveitando este gancho a mídia e a indústria aproveitam para lançar “soluções mágicas”, que geralmente são ofertadas na forma de capsula, pó, shake, alimentos desconhecidos, etc.

Em uma primeira analise pode-se dizer que a Ração humana é saudável, o que à torna uma boa opção para incluir na nossa rotina diária. Entretanto não considero necessário o seu uso e a sua indicação.
Você deve estar com a seguinte duvida, “Mas ela não é feita com alimentos naturais e saudáveis?”
Sem duvida que os alimentos presentes na mistura são nutritivos: a aveia é um ótimo cereal, tem aproximadamente 17% de proteína, rico em fibras e beta-glucanas que fortalece o sistema imunológico, a linhaça é uma ótima fonte de ácidos graxos ômega 3, fibras e lignana, o levedo de cerveja ótima fonte de vitaminas do complexo B (exceto B12) e por ai vai. A única exceção é a gelatina, que é um alimento de origem animal com pouco valor nutricional agregado.
Geralmente produtos como a Ração Humana são utilizados pelas pessoas por um curto período de tempo, como um modismo, e dificilmente conseguem introduzir na rotina diária de forma duradoura.
Desta forma eu pergunto: Por quantos dias que essa pessoa vai conseguir consumir a ração? Qualquer um pode utilizar? Ela isoladamente é suficiente? Será que alguém consegue consumir ela por um longo período de tempo?
Com base nisso eu volto sempre ao mesmo ponto, que para se ter qualidade de vida e boa forma física, uma alimentação equilibrada deve nortear a nossa vida, deve fazer parte de um estilo de vida saudável (alimentação saudável, atividade física e equilíbrio mental).

Ração humana? O que é?
O nome pode parecer pouco comum, mas a ração humana consiste em uma mistura de cereais integrais que não foram submetidos ao processo de refinamento, não tendo alteração em sua estrutura.
São consideradas fonte de fibras, vitaminas e minerais e atuam causando a sensação de saciedade, já que as fibras ao entrarem em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que ocupa espaço, auxiliando na redução do apetite.
Este tipo de produto pode auxiliar no processo de emagrecimento, quando associado à reeducação alimentar e à prática regular e orientada de atividade física.
A ração humana pode auxiliar o processo de emagrecimento
A ração humana pode auxiliar o processo de emagrecimento
Existem variações na composição da ração humana, mas seus principais ingredientes são:
  • Aveia em flocos
  • Linhaça marrom
  • Gérmem de trigo
  • Açúcar mascavo
  • Gergelim com casca
  • Fibra de trigo
  • Gelatina
  • Cacau
  • Levedo de cerveja
  • Guaraná em pó
  • Extrato de soja em pó
Para saber mais sobre cada um dos ingredientes, acesse o site da Rede Mundo Verde.

Entrevista com Flávia Morais sobre ração humana

1 – O que é a ração humana?
Ração humana é o nome dado a uma mistura de ingredientes entre eles cereais integrais e oleaginosas que é usado como complemento alimentar no preparo de bebidas.
2 – Qual sua composição?
Originalmente tem como ingredientes farelo de trigo, extrato de so
ja, linhaça, açúcar mascavo, aveia, gergelim, gérmen de trigo, gelatina, guaraná, levedo de cerveja e cacau.
Mas a receita pode ser adaptada de acordo com a necessidade da pessoa. Por exemplo, se for diabética, pode retirar o açúcar mascavo, se for celíaco, pode substituir o farelo de trigo, o gérmen de trigo, o levedo e a aveia por farelo de arroz e flocos de quinua.
3 – Como a ração humana age no organismo?
Por ter grande quantidade de fibras a ração humana modera o apetite, regulariza o intestino, auxilia no controle das taxas de colesterol sangüíneo. É fonte de micronutrientes necessários no processo de desintoxicação do organismo como magnésio e vitaminas do complexo B. Melhora o humor e a disposição.
4 – Apenas a ingestão deste suplemento é o suficiente para causar o emagrecimento? Por quê?
A ração humana é um coadjuvante no emagrecimento, mas não substitui reeducação alimentar e a atividade física. Devido ao alto teor de fibras, a ração humana aumenta a sensação de saciedade, assim comemos menos e emagrecemos.
5 – Como introduzir a ração humana no cardápio?
Para quem deseja emagrecer a sugestão é usar a ração humana em suco ou vitamina no café da manhã, como substituto dos pães, bolos e biscoitos. Para quem quer apenas enriquecer a alimentação é possível usar  a ração humana em um iogurte ou saladas de frutas no lanche da manhã ou da tarde.
6 – Qual a ingestão diária recomendada?
Aproximadamente 20g (2 colheres de sopa) em bebida, que pode ser suco, extrato de soja, bebida de arroz ou leite.
7 – Pode ser utilizado como substituto das refeições? Em caso afirmativo, quais e por quanto tempo?
Pode ser usado como substituto do café da manhã ou jantar. Pode ser usado pelo tempo que a pessoa desejar.
8 – Existe alguma versão menos calórica ou especial para quem possui algum tipo de restrição alimentar?
Existe no mercado a versão light, sem guaraná, sem cacau e sem açúcar mascavo. Praticamente não tem alteração no valor calórico, mas por não ter cafeína e açúcar é o tipo indicado para hipertensos e diabéticos.
9 – Usar a ração em excesso pode ter efeito contrário ao desejado, ou seja, ganho de peso? Por quê?
Dificilmente pode ter ganho de peso quem usar a ração humana, pois como aumenta a saciedade faz com que a pessoa coma menos. Destaco a necessidade de aumentar o consumo de líquidos/água para que a ração humana desempenhe seu papel de saciedade. Se a pessoa não beber água pode não ter a fome diminuída e ainda reclamar de constipação intestinal e flatulência.
10 – Em quais outros casos, que não o emagrecimento, a ração humana é indicada?
Como complemento alimentar, para quem quer melhorar a ingestão de nutrientes, para quem tem constipação intestinal, para quem precisa reduzir o colesterol. Como é feita de cereais integrais é boa fonte de vitaminas do complexo B, de cálcio, magnésio e fibras, por conter linhaça é fonte de omega 3, já o cacau tem efeito antioxidante.
11 – Em quais casos seu consumo não é indicado?
Na versão tradicional é contra-indicada para diabéticos, pois contém açúcar. Também é contra-indicada para celíacos, já que contém glúten.
12 – Seu efeito pode ser potencializado caso seja consumida com outros alimentos? Em caso afirmativo, quais são esses alimentos?
Seu efeito será potencializado com o processo de reeducação alimentar e atividade física. Inclua a ração humana como parte de um cardápio rico em frutas, verduras e legumes – de preferência orgânicos, cereais integrais e óleo vegetais prensados a frio.


13 – Quais são os principais benefícios dos ingredientes?
  • Farelo de trigo – boa fonte de fibras. Aumenta a saciedade e regulariza o funcionamento do intestino.
  • Extrato de soja – boa fonte de proteínas e vitaminas do complexo B.
  • Linhaça – rica em fibras. Boa fonte de omega 3. Auxilia na regularização do intestino e tem ação antiinflamatória.
  • Colágeno – proteína que da sustentação a pele, evita a flacidez e previne rugas e estrias. Prolonga a sensação de saciedade.
  • Aveia – rico em fibras, pectina, que dão a sensação de saciedade, auxilia no controle de diabetes e colesterol. Boa fonte de magnésio.
  • Açúcar mascavo – açúcar não refinado. Conté m ferro e cálcio.
  • Gergelim – alimento fonte de proteína, gorduras insaturadas e cálcio.
  • Gérmen de Trigo – fonte de proteínas e de vitaminas antioxidantes como a vitamina E e D.
  • Guaraná – fonte de cafeína. Estimulante.
  • Levedo de cerveja – boa fonte de vitaminas do complexo B e cromo, nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Melhora o metabolismo de carboidratos.
  • Cacau – fonte de polifenois de efeito antioxidante.
14 – É possível preparar a ração humana em casa? Qual a receita?
Sim, é possivel. A receita pode ser induvidualizada, posso usar todos os ingredientes ou excluir algum conforme o gosto individual. receita básica: Misturar 200g de farelo de trigo, 100g extrato de soja, 100g linhaça, 100g de açúcar mascavo, 100g de aveia, 100g gergelim, 100g germen de trigo, 100g gelatina, 25g de levedo de cerveja, 25g de guaraná em pó e 50g de cacau.
15 – Como deve ser armazenada e durante quanto tempo?
Depois de pronta, em pote bem fechado e guardado na geladeira, dura aproximadamente 1 mês.
16 – Quais as dicas para quem quer consumir a ração humana e eliminar aqueles quilinhos indesejados e aproveitar ao máximo o verão?
Associar o uso da ração humana a bons hábitos. Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, aumentar o consumo de líquidos, preferir alimentos naturais, evitar os industrializados, refinados e embutidos, evi
tar frituras e molhos cremosos e fazer atividade física.
17 – Sugestões de receitas que utilizem a ração humana.
A ração humana pode ser adicionada na bebida de sua preferência. Pode ser adicionada a sucos, bebidas
quentes, extrato de soja ou ainda sobre saladas de frutas ou iogurtes.
Fonte

Ração humana ou Vítamina inteligente?

Com o lance do globo repórter percebi o interesse do pessoal sobre a ração humana. Porque? porque eh fácil , muito legal se você pode trocar sua refeição por uma bebida natureba e que ainda por cima eh fácil de fazer.
Com isso ganhando mais energia e emagrecendo alem de outros benefícios. E isso funciona. Porque funciona? Se você estiver usando a ração humana, e obtendo bons resultados, esta funcionando principalmente porque você esta substituindo, deixando pra la comidas prejudiciaispor exemplo se você estiver substituindo o almoço, você vai se sentir melhor porque nao comeu algo super pesado, com uma combinação errada e difícil de digerir, produtos animais , gordurosos , cozidos … deixando de comer isso, já causa benefícios. Outro motivo eh que na ração humana tem produtos que fazem bem sim, como a linhaça.


Entao eu resolvi escrever dicas pra você fazer sua vitamina e deixar essa ração humana pra la, com seus vários ingredientes que nao tem nada a ver. E tomar algo que vai trazer benefícios nao so porque você nao esta comendo o almoço ou outra refeição com opções nao saudáveis , mas porque o que você esta comendo faz muito bem. 


Entao ao invés da ração humana , vamos fazer uma vitamina de serhumano inteligente ;) 
Você vai poder usar a sua imaginação , intuição e as possibilidades ( o que conseguiu comprar , a fruta da estação..)


A formula : 
Frutas :
Bom misturar as frutas de preferencia com frutas antioxidantes. por exemplo ,banana, kiwi e blueberries. ou morango, cereja e amora ou banana e acai.
verdes:
Pode ser alface roma, espinafre , couve ou ate verdes em po tipo a spirulina ( de boa qualidade)
brotos:
Pode colocar um pouco de brotos , pode germinar semente de girassol, ou mato de trigo ou qualquer broto que tiver brotado alegre ai pra você :) 
-água mineral de preferencia água da fonte .mas pode ser também água de coco ou suco de laranja. 


Brincando , experimentando, aprendendo você vai descobrindo as melhores combinações .
Você pode também acrescentar pós mágicos como o ginseng, a suma , a linhaca triturada… ( eu uso um moedor de cafe pra ter a linhaca triturada fresca ;) Mas geralmente como a minha linhaca por cima da banana huuummm
E pra adoçar pode usar sempre tâmaras, pode deixar de molho pra elas misturarem melhor com o resto , use a água que ficou de molho também .


Deixa o liquidificador bater bem.


você pode também intercalar com o suco na centrifuga assim pode usar outros ingredientes mágicos como :
-pepino -erva doce - cenouras - beterraba -gengibre -brocolis -aipo 
misture os ingredientes poderosos com os doces, tipo a cenoura, maca , espinafre , alface roma pra fazer o suco ficar uma delicia.


Claro que esses sucos e vitaminas dao mais trabalho do que juntar um po com água. Mas vale a pena e você pode reduzir o trabalho deixando algumas coisas já sempre prontas por ex. guardando as frutas , verduras etc já lavados.
Você pode preparar seu suco ou vitamina de manha , colocar umas gotinhas de limão e guardar em pote de vidro pra tomar no almoço , pode sim! 


Quer mais simples ainda ? Come fruta! Muita água de coco, varias laranjas pra brincar mesmo, comendo uma por uma ate ficar satisfeita,sendo sua refeicao.Ou escolher outra fruta e come ela ate ficar satisfeita. Isso eh fácil ne?


Fonte


Ingredientes da Ração Humana



Ração Humana vem sido usada com sucesso entre as pessoas que desejam perder peso e emagrecer com saúde por se um alimento saudável, criado por nutricionistas, abaixo os ingredientes da Ração Humana

Ingredientes da Ração Humana1/2Kg de leite de soja.
1/2Kg de fibra de trigo.
1/2Kg de gérmen de trigo.
2500 gramas de farelo de aveia.
100 gramas de semente de gergelim com casca.
100 gramas de açúcar mascavo.
50 gramas de levedo de cerveja em pó.
50 gramas de gelatina(agar-agar) em pó.
50 gramas de guaraná em pó.
50 gramas de semente de linhaça(tostada e triturada).
Preparo da Ração Humana:
Basta misturar tudo, colocar em um recipiente seco de vidro e levar para a geladeira.
 Utilização
Substitua suas refeições por 2 colheres de sopa da ração com iogurte, suco, leite ou água.

0 comentários: