Om

Posted by Unknown

. O estudo dos números é particularmente importante na
cabala judaica.
Números mágicos. Alguns números, ou conjunto de número,
representam particulares mistérios e simbolizam importantes forças
cósmicas.
O
OO
Obelisco. Por causa de seu formato, o obelisco é símbolo dos raios

do Sol. Pela substância da qual é feito, está ligado ao simbolismo geral da pedra. Está também ligado aos mitos da ascensão solar e à “luz do espírito penetrante”, por causa da sua posição ereta e da ponta piramidal em que termina. Os obeliscos tiveram excepcional importância na religião egípcia e demais religiões solares.
Ocidente. Ponto cardeal onde se põe o Sol no crepúsculo
vespertino. O Ocidente é o lugar simbólico, nas trevas, de onde sai o
discípulo rumo à “luz do Oriente”.
Olho. Segundo Cirlot, a essência do simbolismo do olho está contida

num dito do filósofo romano Plotino, segundo o qual “nenhum olho está capacitado a ver o Sol enquanto, de certa maneira, não for ele mesmo um sol”. Dado que o Sol é fonte de luz, e que a luz é símbolo da inteligência e do espírito, deduz-se que o processo de ver representa um ato do espírito e simboliza o conhecimento.
Oliveira. Símbolo da vitória e da paz, a oliveira, na Grécia antiga,

era uma árvore consagrada a Palas Atena e a Zeus. Também na Grécia, e em muitas outras civilizações da Ásia Menor, era considerada um emblema da prosperidade, da proteção pacífica e benévola dos deuses.

Om. Sílaba sânscrita, hinduísta, de invocação, afirmação e bênçã solene. É composta de três letras: a-u-m, que simbolizam os três vedas principais e os três níveis de consciência, de acordo com a concepção hindu. É também símbolo monossilábico daTrimurti (a tríade hinduísta, composta de Brahma, Shiva e Vishnu). Oom é considerado o mais importante de todos osmantras (palavras ou sons que contêm  poder mágico ou espiritual), e seu valor está contido tanto na própria
idéia que representa como no seu poder fonético ou vibracional.

0 comentários: