VERDADES E MENTIRAS

Posted by Unknown

VERDADES E MENTIRAS

Uma instigante figura mitológica tem atravessado a história da humanidade sob várias manifestações encarnando o princípio do mal, que em cada cultura adquire diferentes denominações: Satã, Lúcifer, Demônio, Diabo para os cristãos; Loki para os nórdicos; Exu para os africanos; Maya para os budistas; Karna para os Indus, etc.
O que é o mal?
Alguns dos simbolismos mais persistentes relacionam o mal a vapores de enxofre, chifres, caras e bocas aterrorizantes, mas os exegetas do mal garantem que não necessariamente ele exibe tais pejorações, e mais ainda, pode assumir figuras acima de qualquer suspeita.Então, muito além das aparências, o mal é o resultado das escolhas que cada um exerce usando a sua capacidade de livre arbítrio.
O que é o Diabo?
Para os crentes, ele é a encarnação do demônio, porém, ateus e não Cristãos não estão livres deste personagem bíblico, pois o mal grassa por aí no mundo, independentemente de profissão religiosa.
É possível fazer um pacto com o Diabo?
A coisa mais normal do mundo é fazer pactos com o Diabo, tanto que os fazemos cotidianamente.

Para tentar fugir do sectarismo e dos dogmas religiosos, é mais salutar conceituar Diabo como a malversação do sentido da vida. Assim, o Mal se consubstancia nos desejos realizáveis a qualquer preço:inúmeras celebridades tem sido acusadas de terem feito pactos com o Diabo em troca do sucesso. Ora, o sucesso a qualquer preço é justamente, além do dinheiro, um dos maiores desejos que levam as pessoas a sacrificar qualquer coisa na vida para obtê-lo. Mesmo sem ter provas de que tais pactos existam, é intrigante observar como surgem do nada algumas carreiras meteóricas rumo ao sucesso

.O que há de mal em lutar por fama e dinheiro?
Tudo depende dos valores apostados. Em pactos deste tipo há sempre um toma lá, da cá. Simbolicamente, a literatura nos traz o exemplo da tragédia de Fausto de Goethe, em que o personagem vende a sua alma ao Diabo. Eis um preço digno a pagar, uma alma que pode ser traduzida como saúde, desfrute familiar, amor, alegria de viver, sono, família, saúde dos filhos, etc. Quando você está disposto a sacrificar qualquer valor sagrado da sua vida para a satisfação dos seus desejos, então está apto a fechar um pacto a valer com o Demo.
E o Diabo paga o prometido?
o Diabo sempre cumpre o prometido quando a contrapartida é tentadora, por assim dizer. Então não seria de mau tom imaginar que há muita gente brilhando no showbusiness, turbinadas por contratos inconfessáveis.

0 comentários: